Glorioso

Fogão vence fora de casa e se garante na briga pela Liberta

Duelo foi marcado por muita chuva e emoção no final

Tiquinho Soares marcou o gol da vitória
Tiquinho Soares marcou o gol da vitória |  Foto: Vitor Silva/BFR
 

Em duelo de duas equipes em busca de uma vaga na Libertadores, o Botafogo venceu o São Paulo por 1 a 0, na tarde deste domingo (9), no Morumbi, e se consagrou mais ainda como o melhor segundo visitante do Campeonato Brasileiro. O gol marcado por Tiquinho Soares contribuiu para a terceira vitória seguida fora de seus domínios e deixa a equipe mais forte rumo à Libertadores

A tarde chuvosa em São Paulo prejudicou o desenrolar do primeiro tempo. Com um campo pesado e com algumas poças, a equipe paulista começou dominando o jogo e explorando principalmente o lado esquerdo de ataque, nas costas de Rafael. As subidas de Patrick e Wellington incomodaram o lateral alvinegro, que começou como titular no lugar de Saravia. 

A primeira chegada do Glorioso só aconteceu aos 17 minutos em chute sem nenhum perigo de Lucas Fernandes, retomando a titularidade depois de lesão. Por causa do gramado, ambas as equipes apostaram em lançamentos diretos para seus centroavantes, mas com pouco sucesso. Nem Gatito nem Felipe Alves foram incomodados na etapa inicial.

A intensa exploração do São Paulo e o campo pesado podem ter contribuído para uma lesão muscular de Rafael. O lateral-direito pediu substituição aos 40 minutos e Luís Castro optou pela entrada de Kanu para reforçar a defesa. Sete minutos depois, o zagueiro recebeu um cartão amarelo por entrada forte em Luciano.

Segundo tempo

O Botafogo iniciou a etapa final com uma chance muito perigosa logo aos dois minutos. Marçal cobrou escanteio e Tiquinho Soares subiu sozinho, cabeceando para fora. Cuesta também tentou de cabeça aos cinco, mas essa mais longe do gol paulista. 

Aos 10, o primeiro chute em direção ao gol da partida. Pablo Maia ficou com a bola afastada pela defesa alvinegra e chutou de longe para defesa de Gatito, que colocou para escanteio. Aos 11, o São Paulo levou muito perigo em cruzamento de Alisson, o qual passou por todo mundo e ninguém escourou.

Depois dos primeiros dez minutos, o Tricolor Paulista voltou a ter um certo domínio da partida apostando em ataques nas costas de Marçal. Para melhorar a marcação, Luís Castro adicionou Danilo Barbosa na partida no lugar de Lucas Fernandes. Mesmo com alterações nos dois times, o gramado continuou pesado e dificultou o bom futebol.

Aos 37, a melhor chance de todo o jogo foi protagonizada pelo Botafogo. Marçal cobrou lateral para a área e a bola sobrou com Tchê Tchê na cara do goleiro. O volante foi puxado por Leo e não conseguiu a finalização.

O juiz Jean Pierre foi acionado para ver o lance no VAR e, após seis minutos de reclamação de ambos os lados, marcou o pênalti, além de expulsar o zagueiro paulista. O atacante Tiquinho Soares foi para a bola e marcou seu quarto gol com a camisa alvinegra. 1 a 0 e festa da torcida carioca no Morumbi.

Depois do gol, Luís Castro resolveu fechar a casinha. Tchê Tchê e Victor Sá saíram para as entradas de Gabriel Pires e Phillipe Sampaio. 

A vitória do Botafogo deixou a equipe temporariamente na oitava colocação com 43 pontos. No próximo domingo (16), o Glorioso enfrenta o Internacional às 18h, no Estádio Nilton Santos.

Com a derrota, o Tricolor Paulista ficou na 11º posição com 40 pontos. A próxima partida do São Paulo é contra o Palmeiras, no Allianz Parque, às 16h, também no domingo (16).

< Deputado tem complicação, mas segue comunicativo em hospital do Rio Homem é preso com 3kg de cocaína em aeroporto do Rio <